SIMPATIA, EMPATIA, ANTIPATIA, APATIA.

15/06/2011 12:56

Essas quatro palavras são muito interessantes, quando falamos de comportamentos éticos e da possibilidade de viver evangelicamente.

A palavra simpatia tem origem no grego (sym = união + pathos = emoção, sentimento) assim a palavra simpatia significa sentir com. Sou simpático quando a dor do próximo me incomoda e sou capaz de sentir com ele.

A palavra empatia (in = para dentro + pathos = sentimento) tem o sentido de sentir-me no lugar de, sendo, portanto, mais forte do que apalavra simpatia pois, ante a dor do outro, eu me sinto no lugar daquele que sofre. A empatia nos torna sensíveis às dores do outro a Vamos dar um exemplo prático da simpatia e da empatia.

Uma aluna chega junto de uma amiga tal ponto, que me dói o sofrimento alheio. que lhe é simpática e lhe diz:

- Regina, estou muito triste. - Por que? - Vou ter que deixar a Universidade.

- Mas o que está acontecendo, amiga! - Meu pai perdeu o emprego e o nosso padrão de vida caiu muito. Não temos mais como pagar a Universidade.

- Puxa, que chato, amiga! Lamento muito, muito mesmo. Eu também passei por situação muito semelhante a esta, fica calma, tudo na vida tem solução.

Imaginemos que a menina em dificuldade contasse a mesma coisa para uma amiga empática, então o diálogo mudaria:

- Como é? Você disse que vai deixar a universidade? - Não tem jeito. - Claro que tem! Escuta uma coisa, qual é a profissão do seu pai? - Ele estava trabalhando de motorista.

- Diz a ele para não se preocupar que eu vou falar com meu pai e é muito possível que logo, logo, ele esteja empregado. Outra coisa, eu conheço o diretor da nossa faculdade, acho que posso falar com ele.Talvez ele tenha influência com o reitor e a gente quebre o galho do pagamento da mensalidade.

Qual a diferença de comportamento entre as duas moças. No primeiro caso, a moça foi simpática limitou-se a ser solidária, a dizer palavras de consolo mas não foi muito além disto. A moça empática ficou movida, interessada realmente na situação da outra e buscou soluções, isto se deu porque, no processo de empatia, a pessoa sente-se em lugar da outra e por isso ficou tão incomodada.

A palavra antipatia possui a seguinte formação: anti = contrário, oposto + pathos = sentimento. Logo o antipático é aquele que se coloca em oposição ao sentimento alheio. As frases mais comuns do antipático em relação ao sofrimento alheio são: bem feito, que se dane, ainda poderia ter sido pior.

A palavra, apatia é também grega e é formada pelo alfa privativo A + pathos. Assim, esta palavra significa: ausência de sentimentos, insensibilidade. O apático não dá importância ao sofrimento alheio que, para ele, praticamente, não existe. As suas frases mais comuns são: E eu com isso? Já tenho problemas demais; não é problema meu; cada um deve se virar como puder; foi buscar sarna para se coçar... Não sou irmã Paula; tenho mais é que cuidar de minha vida; não tenho nada com isso; quem pariu Mateus que o embale e outras frases semelhantes. O apático, em verdade, é uma pessoa egoísta que só pensa em si mesmo e, por isso, não consegue ver a dor do outro e muito menos senti-la. Ante essas quatro palavras, pare um pouco e pergunte si mesmo: como é que eu sou: se sou simpático, já é alguma coisa; se antipático, é lamentável; se empático, parabéns e se apático, é muito triste.