SIGNIFICADO DO TABERNÁCULO

15/06/2011 12:32

  A PORTA

Êxodo 27.16-17: “A porta do átrio haverá um reposteiro de vinte côvados, de estofo azul, púrpura, carmesim e de linho fino (branco) retorcido, obra de bordador, as suas colunas serão quatro, e as suas bases quatro. Todas as colunas do átrio ao redor serão cingidas de faixas de

 

João 10.7-9: "Jesus, pois lhes afirmou de novo: Em verdade, em verdade vos digo: Eu sou a porta das ovelhas. Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não lhes deram ouvido. Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem”.

 

ALTAR DE BRONZE = CALVÁRIO

Êxodo 27.1-2: “Farás também o altar de madeira de acácia, de cinco côvados será o comprimento, de cinco côvados a largura (será quadrado o altar), e de três côvados a altura. Farás as suas pontas nos seus quatro cantos; as suas pontas formarão uma só peça, e o cobrirás de bronze”.

- Hebreus 9.22: “E quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e sem derramamento de sangue não há remissão”.

- João 1.29: “No dia seguinte, João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo”.

sua boca se achou engano. Ele mesmo levou em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a Justiça; pelas suas feridas fostes sarados”.

- Romanos 6.6-8: “Sabendo isto: que o nosso velho homem foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, a fim de que não sirvamos mais ao pecado. Porque aquele que está morto está justificado do pecado. Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos”.

 

 PIA = SANTIFICAÇÃO PELA PALAVRA

Êxodo 30.18-20a: “Farás também a pia de bronze com a sua base de bronze, para lavar. E a porás entre a tenda da congregação e o altar, e deitarás água nela. Nela Arão e seus filhos lavarão as mãos e os pés. Sempre que entrarem na tenda da congregação, lavar-se-ão com água, para que não morram”.

Êxodo 38.8: “Fez a pia de bronze com a sua base de bronze, dos espelhos das mulheres que se reuniam e ministravam à porta da tenda da congregação”.

ao olhar dentro da pia via a sua própria imagem refletida.

 

A pia era cheia de água para os sacerdotes lavarem as mãos e os pés, para tirar a terra, que simboliza a imundície, as paixões do mundo, o contato com o mundo.

- João 15.3: “Vós já estais limpos, pela Palavra que vos tenho falado”.

- Efésios 5.26: “Para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela Palavra”.

 

A MESA DOS PÃES

Ex 25:23-30 "Também farás uma mesa de madeira de acácia; o seu comprimento será de dois côvados, e a sua largura de um côvado, e a sua altura de um côvado e meio. E cobri-la-ás com ouro puro; também lhe farás uma coroa de ouro ao redor. Também lhe farás uma moldura ao redor, da largura de quatro dedos, e lhe farás uma coroa de ouro ao redor da moldura. Também lhe farás quatro argolas de ouro; e porás as argolas aos quatro cantos, que estão nos seus quatro pés. Defronte da moldura estarão as argolas, como lugares para os varais, para se levar a mesa. Farás, pois, estes varais de madeira de acácia, e cobri-los-ás com ouro; e levar-se-á com eles a mesa. Também farás os seus pratos, e as suas colheres, e as suas cobertas, e as suas tigelas com que se hão de oferecer libações; de ouro puro os farás. E sobre a mesa porás o pão da proposição perante a minha face perpetuamente."

Material: Feita de madeira de Acácia revestida de ouro puro. Tinha 4 argolas para varais. Localizava-se em frente ao candelabro Ex 40:24.

Comentário: Sentar-se a mesa era uma condição permitida especialmente e/ou em alguns casos, apenas aos mais achegados e mais íntimos da casa. Aqueles por quem se nutria grande respeito, amor, carinho, amizade, fidelidade e admiração. Assim, como a mesa serve de base para sustentação dos pães e utensílios do templo, assim, a comunhão é à base de sustentação da relação entre o Criador e suas criaturas.

os pães estão organizados lado a lado em número de 6 (6 e 6), formando um número 66, que são a quantidade de livros da bíblia.

 Significa as 12 tribos de Israel e os 12 apóstolos de Cristo.

I Coríntios 10:17 Porque nós, embora muitos, somos unicamente um pão, um corpo; porque todos participamos do único pão.

A cada sábado se colocava 12 pães sem fermento (fermento é símbolo de pecado) organizados em duas pilhas de 6, cada um feito com algo mais de 2,4 kg de flor de farinha.

Jo 6:35 "Jesus é o pão da vida".

CANDELABRO = ESPIRITO SANTO

Êxodo 25.31,37e40: “Também farás um castiçal de ouro puro; de ouro batido se fará este castiçal; o seu pé, as suas canas, as suas copas, as suas maçãs e as suas flores serão do mesmo … também lhe farás sete lâmpadas, as quais se acenderão para alumiar defronte dele. Atenta, pois, que o faças conforme o seu modelo, que te foi mostrado no monte.

As sete lâmpadas:

 

- Êxodo 37.23: “E fez-lhe sete lâmpadas; os seus espevitadores e os seus apagadores eram de ouro puro”.

Era a única luz, não podia faltar óleo, jamais poderia ficar apagada.

- Êxodo 27.20: “Ordenarás aos filhos de Israel que te tragam azeite puro de oliveira, batido para o candeeiro, para manter a lâmpada acesa continuamente”.

- Apocalipse 4.5: “E do Trono saiam relâmpagos, e trovões e vozes; e diante do trono ardiam sete lâmpadas de fogo, as quais são os sete Espíritos de Deus”.

 

ALTAR DE INCENSO = ORAÇÃO E LOUVOR

Êxodo 37.25-29: “Fez o altar de incenso de madeira de acácia. Era quadrado, e tinha um côvado de comprimento, um de largura e dois de altura; os seus chifres formavam uma só peça com ele. Cobriu-o de ouro puro, a parte superior, as paredes ao redor e os chifres, e lhe fez uma moldura de outro ao redor. Fez-lhe duas argolas de ouro debaixo da sua moldura, nos dois cantos de ambos os lados, para os varais, para com eles se levar o altar. Os varais fez de madeira de acácia, e os cobriu de ouro. Fez também o óleo sagrado da unção, e o incenso aromático, puro, de obra de perfumista.

Êxodo 30.37-38: “Porém o incenso que farás conforme a composição deste, não o fareis para vós mesmos, santo será para o Senhor. O homem que fizer tal como este para cheirar será extirpado do seu povo.

 

Do Altar exalava um aroma suave, que simboliza as orações dos santos.

- Apocalipse 5.8: “E havendo tomado o livro, os quatro animais e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo todos eles harpas e salvas de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos.

- Apocalipse 8.3-4: “E veio outro anjo e pôs-se junto ao altar, tendo um incensário de ouro e foi-lhe dado muito incenso, para o por com as orações de todos os santos sobre o altar de ouro que está diante do trono. E a fumaça do incenso subiu com as orações dos santos desde a mão do anjo até diante de Deus.

- Salmos 141.2: “Suba a minha oração perante a tua face como incenso, e seja o levantar das minhas mãos como o sacrifício da tarde."

 

O SANTO DOS SANTOS ou LUGAR SANTÍSSIMO

Era quadrado de dez côvados de cada lado, e nele estava a Arca da Aliança. E apenas o sumo sacerdote poderia entrar uma vez por ano, no dia da expiação.

 

Hebreus 9.6-8: “Ora, estando essas coisas assim preparadas, a todo o tempo entravam os sacerdotes no primeiro tabernáculo, cumprindo os serviços, mas, no segundo, só o sumo sacerdote, uma vez por ano, não sem sangue, que oferecia por si mesmo e pelas culpas do povo, dando nisso a entender o Espírito Santo, que ainda o caminho do Santuário não estava descoberto, enquanto se conservava em pé o primeiro tabernáculo”.

Êxodo 28.34,35: “Uma campainha de ouro e uma romã, outra campainha de ouro e outra romã haverá nas bordas do manto ao redor, e estará sobre Arão quando ministrar, para que se ouça o seu sonido, quando entrar no Santuário diante do Senhor e quando sair, para que não morra”.

Hebreus 10: 12: “mas Jesus, havendo oferecido um único sacrifício pelos pecados, assentou-se para sempre à direita de Deus.”.

I Pedro 2: 9: “Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as grandezas daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.”.

Hebreus 10: 12: “mas Jesus, havendo oferecido um único sacrifício pelos pecados, assentou-se para sempre à direita de Deus.”.

Hebreus 10: 19, 20 e 21: “Tendo pois, irmãos, ousadia para entrarmos no santíssimo lugar, pelo sangue de Jesus, pelo caminho que ele nos inaugurou, caminho novo e vivo, através do véu,

 

 

VÉU = SEPARAÇÃO ENTRE O PECADO E DEUS

Êxodo 26.31-33: “Farás também um véu de estofo azul, púrpura e carmesim, e de linho fino retorcido; com querubins, obra de artífice se fará. Suspendê-lo-ás sobre quatro colunas de madeira de acácia, cobertas de ouro; os seus colchetes serão de ouro, sobre quatro bases de prata. Pendurarás, o véu debaixo dos colchetes, e levarás a arca do testemunho para dentro do véu. Este véu vos fará separação entre o Lugar Santo e o Santo dos Santos”.

- Mateus 27.50-51: “E Jesus, clamando outra vez com grande voz, entregou o espírito. E eis que o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo, e tremeu a terra, e fenderam-se as pedras”.

- Hebreus 6.19-20: “Temos essa consolação como âncora da alma, segura e firme, e que penetra até o interior do véu, aonde Jesus, como precursor entrou por nós, feito sumo sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque.

- Hebreus 10.19-20: “Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no Santuário, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne”.