SANTA CEIA

15/06/2011 12:55

 OS DISCÍPULOS A CAMINHO DE EMAÚS

Iniciamos nossa reflexão tentando formar em nossas mentes a cena em que dois discípulos estavam caminhando para a cidade de Emaús. Lucas 24:13.

Era uma boa caminhada, sessenta estádios (aproximadamente 12 Km.)

Os discípulos encontram com um outro viajante, o qual vai caminhando com eles e se comporta como um rabino severo que os repreende por não conhecerem corretamente a palavra de Deus (vs25,26e27); os discípulos não reconhecem quem é que esta com eles, ao chegarem convidam o acompanhante para  passar a noite com eles, quando se reúnem para comer  o terceiro viajante (vs.30) tomando o Pão o abençoou e partiu-o e lho deu; (vs 31) e abriram-se-lhes os olhos, e o conheceram.

O fato fundamental destacado aqui é que os discípulos reconheceram que era Jesus no momento que ele deu Graças pelo alimento, se esse fato não fosse importante para nós seguramente não estaria relatado na Bíblia.

Mas a grande pergunta que fica é: O que havia de especial na forma usada por Jesus ao abençoar o pão que o diferenciava dos outros Judeus?

Convém lembrar aqui que seguramente na mesa havia mais alimentos  para comer além do pão e que os judeus ainda estavam no período de festas da Páscoa e dos Pães azmos, mas não é essa a preocupação desta reflexão.

 

A PÁSCOA JUDAICA SUA INSTITUIÇÃO E CARACTERÍSTICAS.

 

Vamos nos reportar agora ao livro do Exodo 12:1 a 28.

Note-se que a preparação para a páscoa de deveria começar no dia 10 de nissã, no qual as famílias deveriam ESCOLHER O SEU CORDEIRO. (vs 3). 

Alimentos:- Carne assada no fogo, pães azmos, ervas amargas. (vs.8).

 

JESUS NA PÁSCOA JUDAICA - A SANTA CEIA.

 

Mateus 26:17-30

Note-se na descrição feita por Mateus que Jesus e os discípulos não estavam preparados para a Páscoa, pois no primeiro dia da festa é que eles se preocupam com o fato, logo não tinham o carneiro escolhido nem casa preparada.

O fato de procurarem uma pessoa para comer a páscoa na casa dessa pessoa  não causa nenhuma estranheza, basta recorrermos ao livro do êxodo para ver que isso era possível, uma família pequena se juntava a outra para comer nesse dia.

Outro fato que dai decorre é que não podemos afirmar que na Ceia só estavam Jesus e seus discípulos, muito embora os evangelhos não façam referência a esse fato, isso é o que a razão e a descrição do velho testamento  indica.

Leia-se o vs. 20 e 21 e compare-se com o vs. 26

O que temos ai? Temos que a instituição da "Santa Ceia" se faz depois de terminada a Ceia da Páscoa judaica, e se caracteriza pela Benção e por dar Graças pelo Pão e Vinho, e mais a instituição de um "novo testamento" ou novo "acordo"ou novo "concerto" no sangue de Jesus.

Marcos 14:12-26 (destaque para o vs.22)

No evangelho de Marcos também fica claro que a instituição da "Santa Ceia" foi durante a comemoração da Páscoa Judaica, e fica clara a sua ligação com o Ato de Dar Graças e abençoar o pão e o vinho.

Lucas 22:7-23

Destaque-se os versos 17,19 e 20.

O que vemos aqui:

No verso 17 Jesus toma o cálice final da Páscoa Judaica, no verso 19 ele dá graças pelo pão distribui e diz "fazei isto em memória de mim".

Agora é a hora de perguntar: Fazei isto o que?

No verso 20 é dito que da mesma forma que ele agiu com o Pão ele o faz com o cálice depois de comer.

Da leitura dos 3 evangelhos acima fica claro que o "fazei isto" trata-se da benção e do dar graças e do relembrar a Jesus ao realizar estes atos.

João 13: 1-20

Destaque vs.2 (Quando e como foi o lava-pés).

É importante lembrar que o evangelho de João não é um evangelho que se preocupa com a sequência dos fatos e sua descrição.

João esta mais preocupado com conceitos teológicos e com a caracterização de Jesus como o Filho de Deus.

Note-se que ele não descreve a Santa Ceia nem mesmo a Páscoa, mas está preocupado com a lição de humildade que Jesus deu nessa ocasião.

Da Leitura de João não se pode afirmar que o lava-pés fazia parte da solenidade da páscoa judaica nem mesmo da "Santa ceia" instituída por Jesus, mas simplesmente que Jesus pretendeu dar uma lição de humildade aos discípulos.

Nada se pode propor contra aqueles que  realizam o lava-pés antes ou depois da "Santa Ceia", pois trata-se de um hábito salutar para os crentes, mas também não há como estabelecer o lava-pés como como ritual que possa impedir de tomar a "santa Ceia" os que não participam do lava-pés.

 

A CEIA ENTRE OS CORÍNTIOS.

I corintios 11:17-34

A leitura da carta do Apostolo Paulo aos corintios no capítulo 11 a partir do Vs. 17 e extremamente esclarecedora.

Lamentavelmente a Tradição tem feito com que se leia o texto só em ocasiões de Santa Ceia e somente a partir do Vs, 23.

Da leitura do texto se observa que:

1) A santa ceia era realmente um almoço ou jantar comunitário realizado na Igreja ou outro local. vs. 20.

2) A festa era tão grande que alguns comiam esquecendo-se dos outros e alguns até se embriagavam.

3) Paulo diz que essa forma de realizar a ceia esquecendo-se dos outros não era o que Jesus havia instituído e que chegava a ser vergonha para a Igreja e humilhação aos pobres.vs.22.

Paulo passa então a ensinar os Corintios o que ele havia aprendido com o Senhor. vs.23.

a) Tomou o Pão deu graças e distribuiu a todos. vs.24 e disse fazei isto em memória de mim.- Isto o que? - a resposta é evidente, dar graças e reecordar a Jesus.

b) Agindo da mesma maneira com o cálice disse:"este cálice é o novo testamento no meu sangue; fazei isto todas as vezes que beberdes, em memória de mim."

A virgula exagerada não é erro, o fato é que esquecemos sempre dessa virgula, e ao lermos sem ela alteramos completamente o conteúdo do texto.

Ora o que temos aqui?

Paulo diz que da mesma forma que foi feito com o pão também foi feito com o Vinho, logo concluímos que TODAS AS VEZES QUE VAMOS COMER E QUE DAMOS GRAÇAS E PEDIMOS AS BENÇÃO PELO ALIMENTO, ESTAMOS FRENTE A UMA "SANTA CEIA" .

O que podemos inferir desses fatos?

Podemos inferir que quando nos sentamos a mesa em nosso lar com nossos filhos, ou em outro local, e damos graças e pedimos as bênçãos de Deus sobre os alimentos estamos frente a uma "santa Ceia" - Todas as vezes, e não somente em ocasiões especiais com um ritual especial.

Seguramente tais inferências nos levam a muitas responsabilidades no ato de comer, quanto a forma, quanto a qualidade dos alimentos quanto a reverencia junto a mesa.

Os ensinamentos de Jesus são muito mais amplos e mais objetivos do que as limitações que a tradição impõe.

Este estudo responde para mim as seguintes perguntas:

Quantas vezes é possível tomar a "Santa Ceia"? - Tantas e quantas vezes for possível.

É recomendável impedir alguém de tomar a "Santa Ceia"? - Seguramente NÃO, tomar a Santa Ceia é responsabilidade de cada um, ninguém tem o direito de impedir. 

 

Para os adventistas que não se conformam com o ensino claro da palavra de Deus e que dependem de uma bengala (da luz menor) para se apoiar, recomendamos a leitura do texto incluído em:

DESEJADO DE TODAS AS NAÇÕES, CAPÍTULO LXXII (72)

 "EM MEMÓRIA DE MIM"  - PAG. 636 - 11a edição.

Onde é tratado o mesmo assunto com as mesmas conclusões.

 

"Disse nosso Salvador: 'Se não comerdes a carne do Filho do homem, e não beberdes o Seu sangue, não tereis vida em vós mesmos. ... Porque a Minha carne verdadeiramente é comida, e o Meu sangue verdadeiramente é bebida.' João 6:53-55. Isso é verdade quanto à nossa natureza física. Mesmo esta vida terrestre devemos à morte de Cristo. O pão que comemos, é o preço de Seu corpo quebrantado. A água que bebemos é comprada com Seu derramado sangue. Nunca alguém, seja santo ou pecador, toma seu alimento diário, que não seja nutrido pelo corpo e o sangue de Cristo. A cruz do Calvário acha-se estampada em cada pão. Reflete-se em toda fonte de água. Tudo isso ensinou Cristo ao indicar os emblemas de Seu grande sacrifício. A luz irradiada daquele serviço de comunhão no cenáculo torna sagradas as provisões de nossa vida diária. A mesa familiar torna-se como a mesa do Senhor, e cada refeição um sacramento." -- O Desejado de Todas as Nações, pág. 660, versão em cd-rom.

Pr. José Antônio Corrêa

 

1º Coríntios11 : 23 - 27

 

INTRODUÇÃO:

 

1. A Ceia do Senhor, é uma ordenança dada à Igreja pelo próprio Senhor Jesus, e visa manter a unidade dos membros do Corpo de Cristo.

 

2. Nesta noite, estaremos participando da Ceia do Senhor. "QUEREMOS VER ALGUNS ENSINOS SOBRE A CEIA DO SENHOR, COM BASE NO TEXTO LIDO":

 

I - A CEIA É UMA ORDENANÇA DE CRISTO PARA SUA IGREJA

 

VS. 23

 

"Porque eu recebi do Senhor o que também vos entreguei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão"

 

1. Temos a instituição em Mt 26.26-30, "26 Enquanto comiam, tomou Jesus um pão, e, abençoando-o, o partiu, e o deu aos discípulos, dizendo: Tomai, comei; isto é o meu corpo. 27 A seguir, tomou um cálice e, tendo dado graças, o deu aos discípulos, dizendo: Bebei dele todos; 28 porque isto é o meu sangue, o sangue da nova aliança, derramado em favor de muitos, para remissão de pecados. 29 E digo-vos que, desta hora em diante, não beberei deste fruto da videira, até aquele dia em que o hei de beber, novo, convosco no reino de meu Pai. 30 E, tendo cantado um hino, saíram para o monte das Oliveiras". Evidentemente que a Ceia não foi uma idéia de Paulo ou de qualquer outro apóstolo, mas uma criação de Cristo para sua Igreja.

 

2. O "eu" é enfático no texto. Ele destaca a autoridade de Paulo como interprete e representante de Cristo. Paulo apenas interpreta a vontade de Cristo para a Igreja. Não acrescenta nada!

 

II - A CEIA É UM SIMBOLISMO

 

VS. 24-25

 

"24 e, tendo dado graças, o partiu e disse: Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim. 25 Por semelhante modo, depois de haver ceado, tomou também o cálice, dizendo: Este cálice é a nova aliança no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que o beberdes, em memória de mim".

 

1. Há dois elementos importantes, Pão e Vinho:

 

a. Pão, Jo 6.48-51, "48 Eu sou o pão da vida. 49 Vossos pais comeram o maná no deserto e morreram. 50 Este é o pão que desce do céu, para que todo o que dele comer não pereça. 51 Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém dele comer, viverá eternamente; e o pão que eu darei pela vida do mundo é a minha carne. Jesus é o Pão da Vida. Isto simboliza o sustento espiritual. Quando o Pão é partido, significa que o Corpo de Cristo foi partido por nós. Isto deve ser feito em "memória de mim", ou seja em lembrança a tudo quanto Jesus fez.

 

b. Vinho. O vinho, neste caso, representa o sangue de Cristo:

 

- Rm 3.25, "25 a quem Deus propôs, no seu sangue, como propiciação, mediante a fé, para manifestar a sua justiça, por ter Deus, na sua tolerância, deixado impunes os pecados anteriormente cometidos;

 

- A expiação no V.T., era por meio do sangue de animais, Hb 10.1-5, "1 Ora, visto que a lei tem sombra dos bens vindouros, não a imagem real das coisas, nunca jamais pode tornar perfeitos os ofertantes, com os mesmos sacrifícios que, ano após ano, perpetuamente, eles oferecem. 2 Doutra sorte, não teriam cessado de ser oferecidos, porquanto os que prestam culto, tendo sido purificados uma vez por todas, não mais teriam consciência de pecados? 3 Entretanto, nesses sacrifícios faz-se recordação de pecados todos os anos, 4 porque é impossível que o sangue de touros e de bodes remova pecados. 5 Por isso, ao entrar no mundo, diz: Sacrifício e oferta não quiseste; antes, um corpo me formaste". Na nova aliança, houve mudança. O sangue de Cristo cumpriu todo ritual de sacrifício.

 

III - A CEIA DO SENHOR É UM ATO SÉRIO

 

VS. 27

 

"Por isso, aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor, indignamente, será réu do corpo e do sangue do Senhor".

 

1. "Não podemos participar dela indignamente":

 

a. Participar indignamente, é participar da mesa do Senhor e da mesa dos demônios, 1 Co 10.14-21, "14 Portanto, meus amados, fugi da idolatria. 15 Falo como a criteriosos; julgai vós mesmos o que digo. 16 Porventura, o cálice da bênção que abençoamos não é a comunhão do sangue de Cristo? O pão que partimos não é a comunhão do corpo de Cristo? 17 Porque nós, embora muitos, somos unicamente um pão, um só corpo; porque todos participamos do único pão. 18 Considerai o Israel segundo a carne; não é certo que aqueles que se alimentam dos sacrifícios são participantes do altar? 19 Que digo, pois? Que o sacrificado ao ídolo é alguma coisa? Ou que o próprio ídolo tem algum valor? 20 Antes, digo que as coisas que eles sacrificam, é a demônios que as sacrificam e não a Deus; e eu não quero que vos torneis associados aos demônios. 21 Não podeis beber o cálice do Senhor e o cálice dos demônios; não podeis ser participantes da mesa do Senhor e da mesa dos demônios".

 

b. Participar indignamente, é faltar com o respeito, reverência, I Co 11.17-23, "17 No primeiro dia da Festa dos Pães Asmos, vieram os discípulos a Jesus e lhe perguntaram: Onde queres que te façamos os preparativos para comeres a Páscoa? 18 E ele lhes respondeu: Ide à cidade ter com certo homem e dizei-lhe: O Mestre manda dizer: O meu tempo está próximo; em tua casa celebrarei a Páscoa com os meus discípulos. 19 E eles fizeram como Jesus lhes ordenara e prepararam a Páscoa. 20 Chegada a tarde, pôs-se ele à mesa com os doze discípulos. 21 E, enquanto comiam, declarou Jesus: Em verdade vos digo que um dentre vós me trairá. 22 E eles, muitíssimo contristados, começaram um por um a perguntar-lhe: Porventura, sou eu, Senhor? 23 E ele respondeu: O que mete comigo a mão no prato, esse me trairá".

 

c. Participar indignamente, é estar com problemas com outro irmão do Corpo de Cristo, Mt 5.23-24, "23 Se, pois, ao trazeres ao altar a tua oferta, ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, 24 deixa perante o altar a tua oferta, vai primeiro reconciliar-te com teu irmão; e, então, voltando, faze a tua oferta".

 

2. Por isto é necessário fazer um exame interior, Vs. 28, "Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e, assim, coma do pão, e beba do cálice". Caso não haja um concerto diante do Senhor, o participante indigno estará sujeitos às seguintes conseqüências:

 

a. "Torna-se culpado do Corpo de Cristo". Isto eqüivale dizer que esta pessoa "profanou", "violou", "pecou contra", o Corpo do Senhor, Vs. 27, "Por isso, aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor, indignamente, será réu do corpo e do sangue do Senhor".

 

b. Cai na "própria condenação". Temos aqui a idéia de "punição", "um veredicto judicial com sentença condenatória", Vs. 29, "pois quem come e bebe sem discernir o corpo, come e bebe juízo para si. Este juízo é visto no vs. 30.

 

c. Ficará fraco em seu corpo físico, "Eis a razão por que há entre vós muitos fracos...".

 

d. Ficará doente, "...e doentes..."

 

e. Acabará sendo morto, "...e não poucos que dormem".

 

CONCLUSÃO:

 

1. Há muita responsabilidade para aqueles que participam da Mesa do Senhor. É necessário que você faça um exame introspectivo, antes de comer o Pão e beber o "Cálice".

 

2. Caso você não está disposto a perdoar seu irmão e insistir em tomar a Ceia do Senhor, todas as maldições citadas poderão cair sobre sua vida.

 

3. O melhor não é deixar de participar da Ceia do Senhor, pois quem assim faz, Jesus disse que não tem parte com Ele, Jo 6.53, "Este é o pão que desceu do céu, em nada semelhante àquele que os vossos pais comeram e, contudo, morreram; quem comer este pão viverá eternamente".