BATISMO EM ÁGUAS

15/06/2011 12:12

 I - O BATISMO EM ÀGUAS

 

O termo “batizar” comumente significa, mergulhar ou imergir. (afundar) indefinida a origem da prática batismal e da razão porque foi adotada pela igreja cristã. A sua prática se faz algo imperioso quando analisadas as palavras do mestre querido “Portanto ide e ensinai todas as nações, batizando em nome do Pai, e do Filho e do Espírito santo” Mt 28.19.

 

         O batismo simplesmente apresenta, através de símbolo visível, a morte, o sepultamento e a ressurreição de Cristo, como também nossa morte para com a antiga vida de pecado, nosso sepultamento na semelhança de sua morte, e nossa ressurreição para andarmos com ele em nova vida.

         O batismo para o cristão é obrigatório por pelo menos duas razões:

Foi ordenado por Cristo Mc 16.15,16

Foi praticado pela igreja primitiva Atos 2.41,42

 

FÓRMULAS DO BATISMO EM ÁGUAS

 

         Os inimigos da doutrina trinitária, com a freqüência se insurgem contra a fórmula dada por Jesus em Mt 28.19.

Por ex: citam o Apóstolo Pedro dizendo: “... cada um de vós seja batizado em nome de Jesus”. Atos 2.38. Para erroneamente afirmarem que a forma batismal bíblica é “em nome de Jesus”, e não “em nome do Pai e do Filho, e do Espírito Santo”.

-          Quando o Apóstolo diz dessa forma, certamente é assim que ele quer dizer: “que vocês sejam batizados sob a autoridade de Jesus, ou seja, assim como o senhor Jesus ordenou”. Aqui, não se trata da fórmula (do batismo) e sim, de sua (de Jesus) Autoridade.

-          & A Verdadeira fórmula é: em nome do Pai e do Filho, e do Espírito Santo. Conforme Mt 28.19

 

O BATISMO – SEPULTAMENTO

 

         O batismo nas águas é, em cada detalhe, de um significado tipológico, deveras importante:

ØNo momento em que o ministro de Deus dentro das águas batismais toma um novo discípulo pelas mãos, pede para que ele confesse, confirmando que ele crê que Jesus morreu na cruz para salvá-lo e que ressuscitou dos mortos para dar-lhe a vida eterna;

ØApós essa confissão o ministro pronuncia as sagradas palavras: “eu te batizo em nome do Pai do filho, e do Espírito Santo” Mt 28.19;

ØEm seguida, mergulha-o na água, que deve cobri-lo totalmente (importante). Não deixando se quer, nenhuma mecha de cabelo para fora.

ØEnquanto o batizando estiver *imerso por algum segundo, está simbolizando o sepultamento do velho homem, que morreu para o mundo, no momento em que aceitou a Jesus Cristo como o seu único Salvador e Senhor;

  ØNo momento em que ele emerge e sai das águas, simboliza a sua ressurreição para a eternidade e o seu novo nascimento em Cristo.

 

O PROPÓSITO DO BATISMO

 

         Uma vez que só o salvo pode ser batizado, o batismo não tem como finalidade à salvação do batizando.

O ato do batismo se constitui no testemunho de fé público de que aquele que a ele se submete foi regenerado pela fé em Jesus Cristo. Assim, pelo batismo, o novo crente dá prova de haver morrido para o mundo, estando pronto para ser sepultado e ressuscitado para uma nova vida em Cristo.

 

No entanto, devemos compreender se o crente, por uma circunstância inesperada, vier a morrer antes de ser batizado em água, a sua posição de salvo continua inalterada.

         Lembre-se: não é o batismo que garantirá a salvação e sim, um arrependimento sincero, uma conversão genuína e um testemunho autêntico moldado na santa Palavras de Deus. Em circunstâncias normais, uma vez que o batismo não se constitui uma opção, mas uma ordenação Divina, todos os que crêem devem ser batizados.

 

O batismo requer:

 

l1 – Crer: Mc 16.15 – Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será será condenado. 

l2 - Arrependimento: Atos 2.38 – E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão de pecados.

l3 – Novo Nascimento: João 3.5 – Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus.

 

Um só batismo:

Ef. 4.5 – Um só Senhor, uma só fé, um só batismo;

 

PERGUNTAS E RESPOSTAS

 

1. ONDE ESTÃO ESCRITAS NA PALAVRA AS ORDENANÇAS PARA O BATISMO DOS CRENTES?

 


·      Mateus 28:19 Portanto, ide e fazei discípulos de todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo,

·      Marcos 16:16 Quem crer e for batizado será salvo, más quem não crer será condenado.

·      João 3:5 Jesus respondeu: Em verdade, em verdade, te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.

·      Atos 2:38 Disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados. E recebereis o dom do Espírito Santo.

·      Atos 10:48 E mandou que fossem batizados em nome do Senhor. Então lhe rogaram que ficassem com eles alguns dias.

·      Atos 22:16 E agora por que te deténs? Levanta-te, batiza-te e lava os teus pecados, invocando o seu nome.


2. ME DÊ EXEMPLOS DA BÍBLIA DE PESSOAS SENDO BATIZADAS:

 


·      Os crentes no dia de Pentecostes, Atos 2:41

·      Os convertidos em Samaria, Atos 8:12

·      O eunuco etíope, Atos 8:38

·      Saulo de Tarso, Atos 9:18

·      Lídia de Tiatira, Atos 16:15

·      O carcereiro de Filipos e sua família, Atos 16:33

·      Os crentes em Corinto, Atos 18:8

·      Os discípulos em Éfeso, Atos 19:5


 

3. E JESUS, NÃO FOI BATIZADO TAMBÉM? Sim,

veja em:


Mateus 3:13,

Marcos 1:9, Lucas 3:21


 

4. E ANTES DA ORDENANÇA DE JESUS, ALGUÉM BATIZAVA?

 

Sim, João Batista, leia em sua Bíblia:

Mateus 3:6;21:25 Marcos 1:4; Lucas 3:12, 7:29; João 1:26, 3:23;   Atos 10:37, 13:24, 19:3. 

 

5. EU JÁ FUI BATIZADO QUANDO CRIANÇA, ENTÃO NÃO PRECISO MAIS ME BATIZAR, ESTOU CERTO?

 

Infelizmente não. Jesus disse em Marcos 16:16 Quem crer e for batizado será salvo. Você acha que uma criança tem condições de discernir o certo do errado, que ela tem condições de tomar decisões sérias como essa do batismo?  -  A pessoa têm que tomar a decisão do batismo por ela mesma e nunca por constrangimento e nem por força, mas sim com decisão própria. Tudo tem que ser resolvido entre a pessoa e o Espírito Santo.

  

E DAÍ, VAMOS LÁ? Oh!!! Glória...

 

 

FIM